terça-feira, 16 de outubro de 2007

9ª aula - 16 de Outubro de 2007




Lisboa, Praça do Comércio, 1910: ardinas



  • 15 minutos de leitura.
  • Conversa em volta de "Meios de Comunicação e Informação. Jornal em papel/jornal on line" ( Plural-10º ano, pp. 36 e 37).
  • "A Revolução na Net" - ficha da pág. 39 do manual.
  • coesão textual;
  • hiperónimo;
  • advérbio.
  • Contrato de leitura.


  • Teste: dia 25 de Outubro



2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa noite!
Vou deixar aqui “postada” a minha proposta de leitura para amanha. Porquê? Porque é um excerto que provém um conjunto de poemas de Bocage e, para além de ser um livro enorme e eu ser demasido preguiçoso para passar o poema à mão, penso que, tendo em conta o conteudo explicito do texto, a stora poderá querer dar uma vista de olhos antes de permitir a sua partilha com o resto da turma. É apenas uma questão de bom senso, porque acredito piamente que se assim foi escrito, é porque assim deve ser lido, e ja estamos todos em boa idade de saber apreciar os textos como eles são, são formas de expressão e acredito também que ninguem deve impedir os meus colegas de ouvir esta obra por conter esta ou outra palavra que poderá ser considerada por alguns "ofensiva".
Existe, no entanto, uma frase, que vou passar a citar, que explica bem o motivo deste aviso: “(...) quanto àqueles para quem (...) é mais alto escândalo escrever um beijo do que tomar cento, esses têm em si mesmos contra o veneno do livro um preservativo tão facil quanto infalivel: não o comprem nem o leiam, e ficaremos em boa paz.”. Como os meus caros colegas, caso eu leia este excerto na sala, não têm a hipotese de usar este dito “preservativo”, fico à espera que a stora decida se é ou não apropriada esta leitura.
Passando ao texto em si, é poema é muito engraçado e deu-me um gozo “desgramado” ler esta colectanea, por isso sinto a necessidade de a partilhar. O livro chama-se Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas, de Bocage. O nome do poema é “Acções famosas do fodaz Ribeiro”.


Caso lhe agrade a ideia, visto ser uma escrita e uma escolha de palavras tão peculiar a que á feita por este autor, teria todo o gosto em partilhar mais deste mesmo poema.

É isto :D
Espero ansiosamente pela proxima aula.
Até amanhã.

Anónimo disse...

António, nada me agrada mais do que ver um aluno fazer pesquisas e, empenhadamente, querer partilhar com a turma os resultados das suas descobertas, emoções, gostos. Grata pela ideia de trazer Bocage - agora, retirado (em meu entender, mal) do programa do 11º ano - para a aula.
Concordo consigo, António. Se o texto tem qualidade, então há que o apreciar nas suas plúrimas vertentes. As palavras não são boas nem más. São palavras. Contextualizadas são portadoras de significados, de intenções...

Quererá o António, a propósito do texto autobiográfico -no programa do 10º ano -fazer a apresentação do poema "Magro, de olhos azuis, carão moreno" e acompanhar a sua exposição com outros textos de Elmano Sadino? Esse de que parece ter gostado tanto e alguns outros que, entretanto, venha a reler?

Até logo, na aula.