quinta-feira, 20 de setembro de 2007

2 ª aula - 20 de Setembro de 2007











  • Clarificação de conceitos desconhecidos.
  • Nova leitura do texto para tomada de notas.
  • Trabalho de pares: texto de opinião sobre o escutado.
  • Apresentação das conclusões à turma.
  • Debate.





2 comentários:

Anónimo disse...

Entrada na sala de aula.
Acabada a abertura do caderno diário e escrito o sumário, a professora mostra aos alunos um exemplar do livro “Pezinhos de Coentrada”, e pergunta-lhes se, pelo aspecto da capa ou pelo título, sentiriam tentados a comprar o livro. Os alunos responderam que não e concluíram que este se destinava a pessoas de outra faixa etária.
A professora pede um voluntário para ler o texto de Alice Vieira, “peças de museu”. O José oferece-se.
A professora pergunta se há dúvidas quanto a vocabulário ou situações referidas no texto.
Segue-se uma segunda leitura para que os alunos possam tomar notas para o trabalho a pares. Desta vez, é a Mariana que lê.
Começa o trabalho a pares. Devido a uma incompatibilidade no número de alunos, alguns tiveram de se juntar em grupos de três. Cada grupo esquematiza as ideias e trabalha os diferentes pontos de vista do tema e, visto tratar-se de uma crónica, os alunos debatem-se em opiniões para que as suas ideias se assemelhem o mais possível na execução do trabalho.
A esta altura, cada par/grupo apresenta oralmente para a professora e restante turma aquilo que desenvolveu nos 30 minutos de trabalho.
A aula acaba.

Bárbara Frazão

Anónimo disse...

Nesta última aula de Língua Portuguesa houve não só uma parte muito positiva como também alguma parte negativa.
Vou começar pelos aspectos positivos:
1º Gostei muito do assunto do texto “Peças de museu», da escritora Alice Vieira, porque tem muito a ver com a juventude;
2º- Gostei também de ouvir as opiniões dos meus colegas, porque assim podemos saber mais do que os outros pensam sobre a tecnologia;
3º- Estas aulas são menos aborrecidas do que as outras onde é sempre o professor a falar, porque assim toda gente participa e não ficam tão monótonas.
Aspecto negativo da aula:
1º- Para mim só houve uma parte negativa, foi não ter o tempo suficiente para acabar o que constava no sumário, a parte do debate, porque gosto muito de fazer debates.
Em conclusão, a minha apreciação é mais positiva do que negativa, portanto a professora podia continuar com este tipo de aulas.

Sérgio Pires